procrastinação
Todo mundo procrastina em alguma medida, no entanto a procrastinação pode ficar crônica e causar problemas em nossas vidas. Algumas pessoas procrastinam pelo hábito de trabalharem melhor sobre pressão, outras procrastinam pelo simples fato de que é mais prazeroso adiar uma obrigação e fazer algo menos estressante, como assistir a um episódio de sua série televisiva.
Procrastinadores geralmente apresentam dificuldade para começar, manter ou finalizar uma tarefa. No entanto em todos os casos procrastinadores sofrem com angústia constante e maior estresse que afetam diretamente sua produtividade, mas costumam justificar sempre.
A procrastinação pode ainda estar ligada ao pensamento ansioso, que faz com que ao antecipar mentalmente o que se tem que fazer, fiquemos ansiosos e busquemos fugir disso.
Geralmente a procrastinação gera um ciclo que se retroalimenta: Procrastinação, desmotivação, frustração, desânimo e procrastinação.
Algumas dicas de ordem prática são:
1- Organização: É importante antes de pensar em fazer grandes projetos que estão no armário, ou cumprir os prazos que estão atrasados, organizar tudo e diminuir o estado de confusão que a bagunça nos causa. Isso ajudará você a focar e saber o que deve ser feito.
2- Micro para o macro: Geralmente quem procrastina costuma querer compensar o atraso estipulando grandes metas a serem feitas, afim de resolver o problema de uma vez. Isso faz com que, na maioria das vezes, se frustrem ainda mais. Por isso, é importante que você comece executando, pequenas tarefas, mesmo as que não estão ligadas com o objetivo principal, pois com isso você vai tendo uma recompensa no seu cérebro pelas pequenas tarefas feitas, que lhe motivará a fazer cada vez mais.
3- Tempo e foco: Estabeleça tempos plausíveis de trabalho, comece, e naquele tempo faça o possível para eliminar tudo o que possa lhe distrair, como telemóvel, redes sociais, etc,